A Chilli360 esteve representada por nossa planner digital, Marcia Ceschini, neste último sábado no evento Content Summit, realizado pela Media Education no Teatro da Cásper Líbero.
Na pauta, os painéis e palestras debateram sobre conteúdo e suas vertentes: branded content, como desenvolver voz e sustentar diálogos nas redes, formatos e criatividade na estratégia, sac como conteúdo, conteúdo e seo, organizando conteúdo para a audiência, produção de conteúdo como business, kpis invisíveis, rp digital e o futuro do conteúdo… este último bem questionador dos formatos atuais.
Como o tempo para perguntas era pequeno, as interações sobre os painéis e apresentações aconteciam via Twitter. A internet fornecida no auditório permitiu que os presentes fizessem uma colaboração a parte no evento.
Ficou claro que o conteúdo deve ser bem planejado e priorizado dentro das estratégias digitais, assim como o produtor de conteúdo deve ter uma boa bagagem cultural não só em comunicação, propaganda e marketing, mas também em antropologia, psicologia do consumidor, além de conhecer e utilizar as redes sociais, possuir bons relacionamentos e saber usar as fontes de maneira profissional.
Confira alguns dos insights e compartilhamentos que os participantes fizeram no Twitter usando a hashtag #cs2103:
- “Jornalista, reinvente-se, porque este mundo que você conhece está ruindo…” Adriano Silva
- A melhor coisa é contratar gente mais inteligente que você. Assim você aprende e ainda trabalha menos
- Experiência é o melhor conteúdo que se pode produzir
- O novo produtor de conteúdo vai ter que entregar a solidez e seriedade do jornalismo com o flerte e a simpatia da publicidade
- O Futuro da Comunicação é cada vez mais claro: convergência de conteúdos, interdisciplinaridade e MUITO relacionamento
- Hoje consumimos informação de forma muito diferente. A crise do jornalismo é uma crise gerencial
- O futuro produtor de conteúdo não pode ter amarras de formatos e mídia.
- O “jornalistão” está outdated, o redator clássico não influência mais, as pessoas querem conversas.
- A academia vai ter que formar PRODUTORES DE CONTEÚDO e não “jornalistas”, “publicitários” ou “relações públicas”
- Na internet, como na vida, 99% dos Haters são Lovers não correspondidos
- Detalhe que marca quando o Google+ superará o FB em shares!
- Infográfico: Correlação das Buscas http://goo.gl/Cr0N
- A experiência do conteúdo e de PR também tem que funcionar na da porta para dentro da empresa
- Slides da palestra “O conteúdo é o novo SEO”: http://t.co/ZYgqzbPD4o
- Como funciona a busca no Google (vídeo): http://cspr.me/1bxEMza
- SEO comprova o óbvio: temos hábitos de consumo completamente previsíveis. Isso é uma mão na roda pra produção de conteúdo
- Uma dica boa de conteúdo pra conteudistas : o site da Contently, The content strategist http://contently.com/strategist
- Mídia faz o canal chegar nas pessoas, mas é o conteúdo que as segura lá e permite que o canal “faça sentido”
- A divisão jornalista / publicitário / RP precisa mudar para acompanhar a mudança do modelo de negócios
- Posts que dão mais certo no Facebook são até 90 caracteres
- Nem todo conteúdo foi feito pra PP, e nem pra RP. É importante saber pontuar cada moment
- “Eu não acredito em geração x, y… eu acredito em pessoas.” Liliane Ferrari
- Gentileza, relacionamento e conteúdo relevante… Um tripé essencial
- Conclusão: RP = conteúdo diferenciado / PP = divulgação inovadora.
- Quem trabalha com nicho não pode visar quantidade
- A gente tem que pensar como vai ajudar a vida das pessoas na hora de fazer relacionamento com blogueiro
- Pesquisar os gostos de um blogueiro e dar liberdade criativa, são, possivelmente, a chave para qualquer ação bem sucedida com influenciadores
- Nada de copia e cola, um bom conteúdo precisa de escolhas e liberdade para publieditorial
- A eterna diferença entre popularidade, relevância e influência. Boas agências ensinam isso aos seus clientes
- Ao produzir conteúdo, seja sua própria voz, construa sua história com originalidade e atitude.
- Alcance, engajamento e até ROI podem sim ser medidos, mas fazem parte de uma conquista diária, não é do dia para a noite
- Audiência é a soma desses 3 fatores: forma+ conteúdo + processo
- “O digital vai cada vez mais longe da propaganda por realmente fazer sentido para a vida das pessoas” Pedro Gravena
- “Fazer o facebook trabalhar por você é usar a rede de pessoas e não os formatos”
- O que vale é a relevância e qualidade do engajamento e não o volume disso.
A outra parte bem interessante desses eventos é o network e a possibilidade de desvirtualizar avatares; os contatos saem do digital para o real, como é o caso do primeiro encontro da Marcia Ceschini com Rodrigo Sampaio, Diretor da agência Dracco Publicidade e o reencontro dela com a jornalista e consultora Liliane Ferrari.