Datas comemorativas e a oportunidade de uma boa propaganda

As peças criadas no dia em que se comemora uma data, seja ela profissional, histórica ou celebrações como Natal, Dia das Crianças (datas criadas com fins comerciais), buscam não só homenagear aquele dia, mas passar uma mensagem institucional ou incentivar a venda de produtos e serviços para aquela data, ainda que a mensagem seja travestida de linguagem emocional.

Uma das principais marcas que exploram essas datas é a Coca Cola. Seus anúncios e ações para o Natal vêm de longa data. As primeiras artes que ligam a Coca Cola ao Natal trazem a marca da empresa contextualizada com as cores do natal em publicações a partir de 1904.

Já este anúncio abaixo, veiculado em 1932 no jornal Ladie´s Home, mostra a Coca Cola já inserida no universo e espírito natalino, onde uma criança oferece um refrigerante para que o Papai Noel descanse na casa dele.

Datas como Dia das Mães ou Dia dos Pais também tem anúncios sempre criados com alto teor emocional, como esse comercial da empresa colombiana ETB:

 

 

Eventos esportivos ou promocionais também são explorados por marcas, sempre fazendo ligação com o tema, usando um contexto inteligente para que se sobressaia na mente do consumidor, como o que a Procter & Gamble fez nas Olimpíadas de Londres, homenageando  o dia das mães (agentes principais no sucesso dos filhos atletas) e a chegada dos Jogos Olímpicos de Londres:

 

 

A principal fórmula para ter sucesso na comunicação dessas datas é uma boa criação, direção de arte, roteiro (no caso de VT)e uso de linguagem ou figura de linguagem adequada para não só atingir  o consumidor final do seu cliente, mas surpreendê-lo, fazendo com que a propaganda fique para sempre na sua memória.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s