Cannes ou Desencannes?

Nove entre dez publicitários sonham em conquistar ao menos um Clio ou Leão em Cannes.  Esses prêmios representam o máximo da categoria publicitária e coloca a todos no mesmo lugar, o panteão, local dourado da propaganda.

As premiações não são só para egos publicitários, mas para o mercado. A cada prêmio conquistado, um ponto a mais para a agência. Isso atrai além de boa publicidade, mais clientes e também proporciona promoções e até mudanças de emprego.

As premiações locais e regionais, ou de veículos também são importantes e diminuem espaços nas estantes das agências.  O prêmio Caboré tem até campanha para os indicados, veiculada nas páginas do Meio& Mensagem.

Mas para participar dessas premiações, não basta só pagar uma boa grana na inscrição, é preciso ter uma peça com muita qualidade para concorrer e competir com boas chances de estar entre os três primeiros.  Se não for ouro, ao menos um prata ou bronze na categoria que se inscreveu.

A concorrência é tão acirrada, que algumas agências tiveram por hábitos em alguns anos em criar anúncios fantasmas  (que não tinham veiculado) só para aumentar suas chances. Como é o caso do famoso anúncio da Ky, da DPZ RJ que ganhou dois Leões de Cannes em 2002 (poster e banner de internet) e foi obrigada a devolver os cobiçados prêmios ao júri, cassados pelos organizadores do festival, diante da denúncia da Mccann – apoiada por comunicado da própria Jonhson&Jonhson – de que seriam peças fantasmas.


Além dos concursos sérios e conhecidos, três publicitários amigos criaram em 2005 o Desencannes, um festival para as peças que jamais iriam à Cannes. A proposta doconcurso era premiar anúncios politicamente incorretos ou com o índice máximo de ironia. Em uma das edições, reuniram jurados de renome do mercado e escolheram as peças com M&M´s.

Infelizmente o festival parou em 2009, mas no link que publicamos você pode conferir as peças e as pérolas do Desencannes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s