A redação publicitária e seus usos

Sem a redação não saberíamos que “é fresquinho, porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho”, que aquele produto “não é assim, uma Brastemp!” e muito menos quais as qualidades e novidades do celular da última moda.


* Frame de comercial de TV, anunciante Tostines, criado por Enio Mainardi que na época era da agência DPZ .

* Frame de comercial de TV, anunciante Brastemp, criado pela agência Talent. O bordão “não é uma Brastemp” surgiu nesse comercial.

Juntamente com a imagem, o texto é o argumento de divulgação de um novo produto ou serviço. Daí a importância da dupla de criação: redator e diretor de arte. Muitas vezes um bom anúncio all type é o caminho.

Escrever bem, e correto, ter muito conhecimento cultural, histórico, atualidades e conhecer o mercado de comunicação e marketing são requisitos principais para um bom redator. No Brasil, textos de humor, com sacadas rápidas fazem muito sucesso nas campanhas.

Nos anos 80, o uso de slogans e bordões tornou a propaganda muito popular junto aos consumidores. Muitos desses bordões viraram uso público para referenciar acontecimentos. Um bordão famoso da época foi criado pela Talent para a marca de camisas USTOP “bonita camisa, Fernandinho!”

Veja o comercial da USTOP:

Uma redação publicitária é feita para criar não só anúncios, mas spots, comerciais, banners, embalagem e tudo mais que envolva texto e busque passar um conceito ao consumidor. É através da comunicação publicitária que firmamos as marcas e serviços na mente do consumidor.

Hoje em dia as marcas não querem só vender produtos, mas experiências, conceitos como viver bem, felicidade. Veja um exemplo nesse comercial do Pão de Açúcar:

E tudo isso é feito inicialmente pela redação. É o argumento escrito que vai gerar artes, anúncios, vídeos e outros meios para que o objetivo de comunicação de marca seja atingido e gere resultados, sejam eles  institucional ou vendas, como é o caso da campanha que a Chilli360 fez para a Talk & Go:

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