A embalagem como diferencial de marketing


A necessidade de uma embalagem surgiu simultaneamente com os produtos, pois como iríamos acondicioná-los? Entretanto, o uso da embalagem como diferencial de vendas e marketing é um pouco mais recente.

No começo eram comuns vendas a granel, em que os consumidores levavam as suas latas ou vasilhas para repor o estoque de arroz, feijão e óleo. O foco do marketing de produto era voltado mais para a propaganda e menos para a embalagem.

Com a evolução do marketing, novos produtos foram surgindo, inclusive no mesmo segmento. Como se diferenciar?  Através de um bom design de embalagem.

É o seu visual, as informações e a praticidade dela, que irão num primeiro momento chamar a atenção do consumidor.

Estão envolvidos no projeto de embalagem além do visual, questões de custos, matéria prima utilizada, fatores sociais e culturais, normas e padrões de higiene, praticidade, facilidades para conservação e transporte, além de um design único e inovador que crie uma ligação com o consumidor final.

E falando em design inovador, vejam essa embalagem do licor Solerno. O licor é à base de laranja e isso já está explícito em sua embalagem.

Ou nesta embalagem de Vodka, que diz ser sustentável desde a sua produção até a embalagem:

Mas não se trata só de beleza ou sua posição e acomodação na gôndola. Em termos de mercado, o setor de embalagens não para de crescer. Segundo a revista New Trade, a indústria de embalagem deve faturar R$ 47 bilhões em 2012, conforme o balanço apresentado no primeiro semestre pela  ABRE (Associação Brasileira de Embalagem).

Por isso que todos os fatores que envolvem uma embalagem, são seriamente considerados ao criarmos uma nova embalagem ou rótulo aqui na Chilli360. Sabemos que não deve ser só mais uma embalagem bonita e criativa, mas sim, um diferencial competitivo e inovador para nosso cliente.

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