A escolha de ser criativo no interior

Faz parte do imaginário de 9 entre 10 futuros profissionais de comunicação trabalhar nas grandes agências de São Paulo. O sonho de muitos jovens é fazer parte do staff de agências como AlmapBBDO, WMcCann, África, Espalhe, ClickIsobar entre tantas outras.

Nesta semana as postagens da Chilli360  abordam o tema criação  e nosso post traz através de uma mini entrevista, o parecer de um criativo que saiu do interior, foi para a capital, trabalhou em grandes agências e agora está de volta ao interior. O objetivo é mostrar que temos capacidade para desenvolver bons profissionais, bons trabalhos e ter visibilidade como os grandes criativos.

Rafael Lopes, diretor de arte na Dueto Comunicação, começou cedo no universo da propaganda. Antes de entrar na faculdade, criava sites e tentava ganhar algum dinheiro com eles através de publicidade, mas nunca obteve o sucesso esperado com isso.

Lopes, como é conhecido no meio, entrou no mercado meio que por acaso, não sabia direito o que a profissão poderia lhe oferecer, mas se apaixonou pela área assim que conseguiu seu primeiro estágio em agência, em 2005. Nas palavras dele: “Tive a sorte de ter trabalhado sempre com ótimos profissionais, com os quais aprendi muito sobre todo o processo e minha função de direção de arte, eles sem dúvida foram minha grande motivação para seguir no meio, além da minha família que sempre me apoiou.”

Durante o tempo de trabalho e faculdade, Rafael criou o sonho de ir para São Paulo em busca de aperfeiçoamento e aprendizado. E esse sonho foi  colocado em prática. Depois de cinco anos vivendo na capital e ter passado por agências como J3PPublicis, Ogilvy, Lopes voltou para o interior, pois segundo ele: “ Nunca quis fazer carreira nem construir minha vida lá, o pensamento era sempre esse, melhorar meu trabalho e voltar um dia com uma bagagem maior. Aqui, nós temos tempo para tocar um projeto paralelo ou simplesmente dedicar mais tempo as nossas vidas, hoje é isso o que eu busco.

Pedimos ao Lopes algumas dicas para os futuros publicitários:  “Tenha referências! Parece papinho de começo de faculdade mas é a pura verdade. Saiba tudo o que acontece no mundo da propaganda, leia o Meio&Mensagem, acesse o Clube de Criação, entre diariamente em blogs especializados, devore livros, veja filmes, viaje. Tudo é referência. Além disso, você precisa ter muito amor no que faz. Tá no começo e vai pegar um folhetinho de supermercado pra criar? Faça o melhor folhetinho de supermercado que puder. Só quando você ficar especialista no que faz vai poder dar um salto na carreira e pegar trabalhos melhores. E sim, você precisa saber quais foram os filmes e anúncios que ganharam Cannes, não importa que você está no interior, isso faz parte da sua profissão.”

Tudo é possível se você corre atrás de realizar seu sonho. O principal é você ter seus objetivos, preparar-se com estudo e conhecimento e dar todos os passos necessários para ir em busca do seu desejo profissional. Não existe uma receita pronta. Novamente recorremos às palavras do Lopes: “Pense global. Não importa a agência ou cliente para qual você trabalha, a Internet está aí cheia de cases de virais em lugares e com pessoas que você nunca ouviu falar que fizeram um barulhão no mundo todo. E rale muito, a publicidade não tem espaço para quem quer empurrar a profissão com a barriga. Com muita dedicação e um pouco de talento, qualquer um pode chegar lá.”

O mercado está ai e existem oportunidades para desenvolvermos bons trabalhos. A internet permite que saiamos do nosso meio comum e prestemos serviços para outras cidades ou estados. Tudo depende das suas estratégias e ações.

Interessados em conhecer o trabalho do Rafael Lopes  podem acessar o portifólio dele clicando no link.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s