Curiosidades sobre website: do www ao CSS

Parece mentira, mas já faz mais de 20 anos que o primeiro site foi criado. Segundo artigo da revista Época, o primeiro website  a se ter notícia foi ideia de um físico, Tim Bernes-Lee  para compartilhar informações através de hiperlinks. O site foi desenvolvido no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), e publicado no dia 6 de agosto de 1991 e curiosamente foi o site ao que deu origem ao www que todos usam até hoje. O nome vem de World Wide Web, o projeto de Tim Lee que tinha só duas páginas e usou a url: http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html,

Os primeiros sites não tinham um visual atraente, somente links e textos. De lá para cá o que se viu foram inovações, a descoberta (e em alguns casos até o abuso) do flash e a evolução da programação desses sites. O mercado de web sites evoluiu muito do que era em 1996. Já são mais de 80 bilhões de sites e o segmento dá sinais de que irá crescer mais,  pois ainda existem muitas empresas que estão fora da internet. Acredite se quiser.

A tendência é a criação de websites não só com visuais atrativos, mas com conteúdos renováveis através da administração feita pela própria empresa, sem a necessidade de terceirizar essa atualização. Outro aspecto é a inovação  que é a versão mobile. Muitas pessoas já acessam as informações em smartphones, Iphones e tablets. Essas plataformas pedem outro tipo de programação. O site iMasters traz um artigo dizendo que o futuro da programação está centrado no trio: JavaScript, HTML, CSS

Até as redes sociais começam a concentrar-se em conteúdo e não só números. Segundo a revista Próxxima, até o Facebook Ads tem mudado o foco de seus anúncios. Já não buscam mais aumentar a base de seus curtidores, mas sim fazer uma comunicação que aumente a consciência deles sobre a marca, e que vá direcioná-los  para os websites como mostra o infográfico da pesquisa do Ad Age. (clique na imagem para ampliá-la)

O departamento de web na Chilli360 não para de crescer. Novas contratações estão por vir. Nos últimos 50 dias, 4 sites administráveis foram finalizados e estão para entrar no ar.Todos os sites possuem estudo de navegabilidade e persona, são inteiramente administráveis, além de possuir visual atrativo. Além desses sites que estão em fase final,  mais 4 projetos estão sendo fechados, sendo um deles um portal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s