Pesquisa mostra o que é mito e fato nas redes sociais

Esse foi o tema da matéria do Meio&Mensagem desta semana. A empresa Millward Brown fez uma pesquisa com 1,2 mil pessoas, com idade de 18 a 64 anos, das classes A, B e C nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

O objetivo era provar se conceitos como morte do Orkut, uso de smartphones,  e outros comportamentos em redes sociais.

Vamos focar em dados que nos chamaram a atenção. O primeiro deles é que 70% dos entrevistados ainda não curtiram páginas de marcas no Facebook. A interação e a volta dos 23% que curtem páginas está condicionada ao poder de engajamento dos fãs e a frequência razoável de posts.

Aqui cabe um parênteses. O Facebook, sugere que as páginas publiquem um único post e que ele seria o responsável por engajamento e interação, principalmente no Facebook Ads Premium. Os profissionais atuantes em social media discutem que não há uma regra. Há páginas que publicam de 3 a 4 posts por dia e páginas que publicam  de 8 a 12. Segundo o Estevão Soares, uma pessoa se conecta em média a 80 páginas, grupos e eventos, como a publicação da fan page na timeline do curtidor é determinada pelo Facebook, o conteúdo só é visto se bem comentado e compartilhado. Mas não há uma regra definida.

Dos entrevistados 38% discordam que as pessoas não lembram mais da conta do Orkut, 49% acham que as pessoas substituem o comentário pelo botão de curtir, o que superficializa a avaliação dos usuários, pois as vezes clicam em curtir quando a mensagem é ruim.

Já o uso de redes sociais pelo celular trouxe os seguintes dados de acesso: 44% da classe AB, 33% da classe C1 e 22% da classe C2.

Essa pesquisa mostra que todos os esforços que a comunicação de marca faz nas redes sociais, deve ser focada e planejada de acordo com a atuação do usuário. Esse usuário não determina a ação, mas seu comportamento sim. O fato é que nós, agências  de comunicação, estamos em constante fase de prática e experiência em social media, pois o cenário e interesses mudam constantemente.

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