Dupla ou trio de criação?

O Meio & Mensagem dessa semana trouxe um questionamento interessante. Vale a pena transformar a dupla de criação em um trio? Não se trata de dois criativos + um redator ou dois redatores + um criativo. Mas sim, a entrada de um profissional de digital para integrar a equipe tornando a dupla, um trio.

O questionamento é bem válido, uma vez que o digital passou a ser o centro de muitas ações de comunicação e marketing. Um exemplo é o Ariel que criou só para o meio digital: fan Page e Youtube. A interação se dá com a personagem da atriz Fernanda Torres em vídeos  e até com um “sujorial”. Dicas para remover as manchas mais comuns.

A criação de hoje tem que saber como é o comportamento do usuário nas redes e qual é a linguagem  adequada, para ter uma expectativa  de como a campanha pode atingi-lo e fazer com que esse usuário ajude a passá-la adiante. O usuário é o principal agente na comunicação hoje em dia.

Outra marca que aposta na interação com o usuário é a Nextel. Na campanha lançada ontem, a cantora Maria Gadú aparece ao som de “Maria, Maria” cantada por Milton Nascimento e termina interagindo com seus amigos, o próprio Milton entre eles. Além de comercial na televisão, a  campanha irá “trabalhar a rede social da Maria Gadú, apresentando um novo formato para que não só o público interaja com ela, mas para que ela também faça parte da rede desse público”,afirma Gustavo Diament, vice-presidente de marketing da Nextel.

Esses são só dois exemplos recentes de integração do on e offline. A interação do trio na criação é necessária,  pois não existe mais diferença entre comunicação on e offline. A única diferença é a participação do público. O vídeo saiu na internet e caiu no gosto popular, em poucos minutos está em todas as plataformas de redes sociais e gerando buzz para a marca.

O “x” da nova tríade é saber exatamente onde acertar esse ponto ao criar nessa nova era de comunicação: digital e integrada.

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