Entre memes e buzz, os destaques das marcas

Os memes e buzz gerados nas redes sociais por usuários tem ajudado na publicidade de marcas e campanhas. Em comum, apresentam o fato de ser levado adiante espontaneamente pelos internautas de maneira positiva ou negativa. É sempre um detalhe do fato que cai no gosto popular e viraliza nas redes.

Meme e buzz são conceitos diferentes que nem sempre são gerados juntos nas redes, assim como viral que é outra ação. Mas a união de um  deles com o viral, ou todos juntos, é uma explosão de buxixos, comentários, retweetes e compartilhamento nas redes.
O meme desta semana é “A luiza que está no Canadá”. O que era para ser uma campanha local na Paraíba, virou o maior buzz e meme nas redes. Começou no twitter com a hashtag #LuizaEstanoCanada e está no Facebook com imagens, jogo e até eventos criados para a volta dela.

Outro buzz que deu o que falar nas redes foi a Ruffles e o saco de ar. O tumblr Slogans Sinceros criou uma arte e caiu na rede. Isso fez com que os usuários comecassem  a tirar sarro do fato do pacote de batatas ter mais ar que produto, em proporções gigantescas.   A Pepsico fez um comunicado através da página oficial no Facebook, desmistificando a questão.


Os memes e buzz que mais viralizam são os de conteúdo de humor. Há também casos de buzz sobre assuntos mais sérios como o BBB12 e o suposto estupro. O fato está preocupando até marcas patrocinadoras do programa.  Ontem a polícia chegou a ir até o local das gravações devido a pressão dos usuários nas redes, o participante acusado saiu do programa. Muitos usuários começaram a questionar a postura da emissora que no domingo minimizou o fato e tratou como algo banal.  Foi a pressão do usuário e sua atuação nas redes que mudou os rumos do programa.

Portanto, ao criar uma campanha ou ação, esteja preparado para um plano B se ela cair ou não nas graças dos consumidores 2.0. É ele que tem o poder de divulgar ou defamar a sua marca. Sairam-se melhor a Ruffles & Pepsico que optaram por entrar no clima e fazer disso uma ação reativa de crise digital. Já a Globo, cuja reação foi forçada a ser tomada pela pressão pública, ainda continua acusada por eles de panos quentes e querer tudo pela audiência.

3 comentários

  1. Juliana · janeiro 18, 2012

    Com certeza o plano B é muito importante!!

    O hit da vez, “Luiza está no Canadá” está gerando um buzz tremendo!!!

    Impressiona a rapidez que a hashtag se espalhou!! E pelo jheito vau longee!!

    Parabéns pelo post!

    • Chilli Comunicação · janeiro 24, 2012

      Olá Juliana,

      Obrigada pelo comentário. Sim, buzz + hashtags + usuários + redes é a nova “equação” das redes sociais.
      Abraços

  2. Pingback: Dont´Panic : Dia da Toalha « Chilli Comunicação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s