Comunicação e marketing de experiência: ação com blogueiros

Muito além do publieditorial, que o blogueiro é pago para escrever um post pago e as vezes só isso, algumas marcas tem feito um trabalho interessante com blogs. Elas entenderam que muitos possuem audiência qualificada e trabalham como evangelizadores das marcas que acreditam. Então por que não engajá-las em ações digitais?

Esse é o caso de duas ações interessantes com blogueiras mães. O universo e perfil delas variam muito desde donas de casa à profissionais de comunicação.  A primeira ação é O segredo é o carinho, que tem divulgação nas mídias offline e tem Ana Maria Braga como principal representante e seis mães blogueiras muito presentes na vida dos filhos, como cuidadoras.  Uma das blogueiras é a jornalista Samantha Shiraishi do blog A Vida QuerHoje por exemplo, ela conta de um bonsai de laranjas que ganhou da Del Valle, marca da ação, e que tuita uma mensagem quando bem cuidada.  A árvore ficará um mês na casa de cada blogueira e comunicará suas condições com quem segue a @delvallemais no twitter.

Outra ação bacana com mães blogueiras também, é da marca Lifebuoy no Facebook.


Essa ação traz quatro mães: uma delas dona de casa, outra pedadoga e duas jornalistas (uma delas é Relações Públicas também). A ação consiste em mostrar nos blogs dessas mães os cuidados que elas tem com seus filhos. A ação se chama Compromisso Lifebuoy e tem o objetivo de diminuir as infecções e doenças por má higiene das mãos.

Os posts podem ser lidos diretos na fan page do Compromisso Lifebuoy, basta clicar em cada bottom da mãe blogueira. Os assuntos variam desde super proteção, passam por noites sem dormir até tombos, problemas com o leite.

O que isso nos mostra? Não é preciso e nem desejável fazer uma comunicação que só fale de sua marca. Ela pode e deve estar presente nas ações, assim como no dia a dia do consumidor. Afinal, é ele que escolhe que marca entrará dentro de sua casa e fará parte da rotina da sua família. Quem melhor cuida das marcas que a família consome senão as mães?

Criar promoções, dar brindes esperando um post, podem até resultar em dados satisfatórios para a marca, mas a experiência do consumidor com marcas que respeitam e interessam-se pelo cotidiano e causas que estão inseridas na vida desse consumidor é realmente diferenciada.

Isso só é possível quando o planejamento olha além de resultados imediatos ao criar uma ação com blogueiros. ele encontra mais um canal de comunicação e proximidade com seu consumidor.

2 comentários

  1. @vivianevivis · setembro 21, 2011

    Sou mãe e blogueira e tenho que confessar que dou muito mais importância à campanhas que vão além do publieditorial. A marca tem que procurar envolver o consumidor, mostrar seu uso no dia-a-dia, e qual o melhor caminho para conhecer uma marca nova senão através de mãos amigas (mesmo que virtuais)? Para mim faz toda a diferença!

    • Chilli Comunicação · setembro 23, 2011

      Bom dia Viviane,

      Obrigada pelo comentário. Hoje em dia, não só as mães, mas os consumidores querem ser tratados diretamente pela marca e ter experiências com elas.
      Afinal, se as escolhemos para trazer para a nossa casa é porque há uma ligação que não só o preço.
      Abraços da nossa equipe.

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