100 anos de Marshall Mcluhan

“Nosso tempo é um mundo novo em folha do tudo ao mesmo tempo agora. O tempo cessou, o espaço desapareceu. Vivemos agora em uma aldeia global…”

A frase acima, se não soubessemos que se trata de um aforismo de Marshall Mcluhan, poderia facilmente passar como frase de algum autor de comunicação e tecnologia contemporâneo. Mas frases como essas foram ditas por um dos mais famosos pensadores e autores de comunicação, Marshall Mcluhan, nos anos 60.

Avante do seu tempo, Mcluhan, analisou e previu cenários na comunicação como o que estamos vivendo agora. Em seu livro Aldeia Global, ele fala que a tecnologia seria responsável pelo desenvolvimento da comunicação, dos meios de transportes,  permitindo uma agilidade na transmissão da informação que ultrapassaria barreiras geográficas. Essa mudança impactaria e muito na forma com que a sociedade se organizava.

Em 1962, ele lançou “A Galáxia de Gutemberg” em que retoma a nova forma da sociedade se organizar e fala sobre as mudanças que novas mídias eletrônicas fariam na mídia impressa, podendo até ultrapassá-las.  E seus estudos não pararam por ai, continuou estudando as mídias e os meios influenciando a vida do homem.

Conceitos desses dois livros, são vivenciados dia a dia por nós, profissionais de agência e os usuários das redes. A tecnologia nos uniu e permitiu que vivamos em aldeias e redes globais. O meio é a mensagem e o consumidor o seu emissário e propagador maior de informações.

O jornal Meio&Mensagem desta semana fez uma matéria completa com professores e estudiosos em homenagem aos 100 anos (21/07/1911 à 21/07/2011) de Marshall Mcluhan. Recomendamos a leitura.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s