Faça social training

O que é o social training? Nada mais é que a versão 2.0 do media training. Um treinamento para alta diretoria e staff, envolvidos e preparados para ser o porta voz da empresa em eventos ou situações que necessitem de um.

No treinamento a empresa aprende a como se comportar em coletivas, a lidar e entender a mídia. No caso do social training é conhecer e saber usar as mídias sociais corporativamente, e por que não, pessoalmente?, lembrando que carrega um sobrenome corporativo.

São inúmeros casos que temos visto de funcionários, ou terceiros, que usam a mídia social para uma marca ou empresa e comentem gafes (ou #fail) e acabam manchando a reputação digital das empresas.

Um dos mais antigos, porém sempre lembrado é o caso da Locaweb. A empresa tinha acabado de fechar patrocínio com  São Paulo e o executivo tweetou em seu (ex) twitter:


Acabou sendo despedido na segunda-feira seguinte.

Tem também, o caso recente da Sonia Abrão e o tsunami no Japão que destratou um seguidor:


Fatos como esse não podem acontecer em contas corporativas ou pessoais. Tem que ter cuidado com o que se escreve nas redes sociais. Depois que clicou em enter a mensagem está na rede, não adianta deletar. Alguém já printou e salvou o #fail.

Por esse motivo, nós da Chilli Comunicação batemos sempre na tecla e oferecemos social training ao nossos clientes. Não basta só planejar e produzir bom conteúdo. É preciso que a “casa” toda esteja preparada para ter boa reputação digital.

11 comentários

  1. Pingback: Social training « Chilli Comunicação | Follow News
  2. Arianne Lima Alves · abril 22, 2011

    Eu achei fantastico esse posicionamento de vocês. É preciso ter conciência do tipo de relacionamento que se deve ter nas redes sociais. É cada besteira que se ler. Parabéns pela iniciativa.

    • Chilli Comunicação · abril 22, 2011

      Olá Arianne,

      Nosso compromisso e de todo comunicador deve ser preparar uma boa base da comunicação do cliente. Sendo assim, o digital não deve ser algo deixado de lado,
      principalmente nesse momento de alta das mídias sociais.
      Obrigada por comentar.
      Abraços

  3. Pingback: Social training « Chilli Comunicação | Midia Social
  4. Felipe Martins Greiner · abril 22, 2011

    As gafes que acontecem são um sinal para o resto dos famosos e empresas para não cometerem o mesmo. Infelizmente, isso sempre acaba se repetindo!

    • Chilli Comunicação · abril 26, 2011

      Olá Felipe,

      Obrigada pelo comentário. Exatamente, as empresas e funcionários precisam ficar atentas aos maus exemplos e evitar errar.
      Abraços

  5. Victor Vicentini · abril 22, 2011

    Um dos grandes problemas é que muitas pessoas ainda não entenderam que social media é uma extensão do relacionamento com o mundo real, incluindo o trabalho.
    Imagine você (sendo da alta direção ou não) com um megafone na mão lendo os seus tweets em praça pública? Qual seria a sua sensação neste momento? Sua resposta pode ser um ótimo medidor de erros e acertos nas mídias sociais.

    • Chilli Comunicação · abril 26, 2011

      Olá Victor,

      Bom exemplo esse do megafone. E muito correto. Levamos para o digital a boa (ou não) educação nos relacionamentos.
      Obrigada por comentar

  6. Anderson Souza · abril 23, 2011

    Realmente é muito bom existir um social training. Infelizmente nos deparamos diariamente com problemas de má postura em perfis pessoal e coorporativos. Não existe um código de postura ou de etiqueta virtual exato, e as pessoas ainda acreditam que a web é uma terra sem lei e sem regas: A terra do tudo pode.
    O social training é muito importante até mesmo para quem já acha que sabe como agir nas redes sociais, pois as mídias sociais são uma troca de experiências que se renovam contiuamente.

    • Chilli Comunicação · abril 26, 2011

      Olá Anderson,

      Sempre dizemos aos clientes que na dúvida, usem o bom senso.
      O social training se faz cada vez mais necessário por esses motivos que levantamos e vocês comentaram.
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s