A era do prosumer

Alvin Tofler usou o termo Prosumer, em 1980, quando lançou sua obra A terceira onda. No livro, Tofler, autor futurista fala sobre uma nova enconomia voltada para as novas relações pessoais, de trabalho e de consumo causadas pelo industrialismo e as novas tecnologias.

Mas foi com a edição do livro Wikinomics – como a colaboração em massa pode mudar seu negócio que o prosumer ganhou mais força e mostrou seu impacto na economia. O novo consumidor que é ao mesmo tempo produtor e consumidor , muda o perfil do consumidor que conhecíamos até então: passivo. Na era do prosumer ele não só dita as regras do comércio e economia, como sua postura provocou uma mudança em como o marketing e a comunicação vinham sendo desenvolvidos.

O prosumer, usa a tecnologia e as novas mídias para participar do processo de formação de um produto, da divulgação e da reputação digital da marca/serviço. São exemplos de atuação do prosumer, o blog de consumidores da Starbucks, o Linux, o Instructables Restaurant em Amsterdam na Holanda, em que os clientes fazem desde a compra de ingredientes até a decoração.

Sabendo desta nova informação, perguntamos:  – como você tem olhado seu consumidor?

4 comentários

  1. Diego Galofero · abril 12, 2011

    Isso é muito legal. Mas ao mesmo tempo é ruim que existem algus produtores “podres”, que produzem lixo de conteúdo. E a tal democracia que se prega na internet é uma democracia falsa, produzimos para uma minoria e uma minorai que consome ainda.

    • Chilli Comunicação · abril 12, 2011

      Olá Diego,

      Sim, é um fato. Mas cabe a empresa ou marca monitorar sua reputação digital e criar bom diálogo para que isso não aconteça.
      Existem dois motivos para que um consumidor fale mal da marca: ou não foi bem atendido ou está fazendo um trabalho de perseguição motivadas por “n” fatores.

  2. Pingback: Gerenciamento de crise digital « Chilli Comunicação
  3. Pingback: Criar relacionamento ou engajar? « Chilli Comunicação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s